top of page

Precisamos falar sobre literatura nacional.


Você já se pegou em uma livraria, em duvida sobre qual livro comprar, tem o de Fulano que é estrangeiro e o de um autor nacional. Qual você leva para casa? O de Fulano é claro! Ele é de outro país, lá com certeza a cultura é muito mais rica e ele também deve escrever muito melhor...

Parece até estranho quando se lê, mas todos os dias pessoas vão às livrarias e ignoram livros nacionais por simplesmente não serem do país do lado, você com certeza já fez isso, se não faz mais, meus parabéns!!! Precisamos entender que para pegar um livro estrangeiro em mãos, muito provavelmente ele foi um sucesso de vendas, está bem escrito e superou as expectativas no seu país de origem (existem sim exceções).

Aqui no Brasil, nós somos essa “peneira” que vai dizer se o livro é bom, se elevai ser um sucesso e se está bem escrito, esquecemos muitas vezes que sempre existiram mentes brilhantes contando ótimas estórias no nosso país, e sempre existiram, eu as vezes me pego lendo um livro nacional e ficando surpreso com a qualidade da escrita, e então percebo o quanto isso é preconceituoso e prematuro, pensar que por ser um livro nacional necessariamente ele será inferior a saga que acabei de ler e é de um autor britânico ou americano.

Existem livros com estórias maravilhosas e envolventes de autores brasileiros dispostos a nos encantar com suas idéias, dentre esses posso falar de Juliana Daglio com sua saga de livros do Lago Negro (que é maravilhosa por sinal e eu super recomendo) e Bruno A. Castello com seu livro As Pontes Invisíveis (uma estória com muito mistério que também recomendo), dentre muitos outros. A cada dia que se passa um novo leitor abre mais a cabeça e descobre que os livros nacionais podem ser ótimos.

Você já tentou quebrar seu preconceito literário hoje? Leia um livro nacional <3


Wilkison

Damazio

Wil nasceu em 2000 e pegou o gosto pela leitura aos 13 anos de idade, e mais tarde começou a escrever, resolveu criar o blog O Labirinto para poder se expressar e compartilhar com os outros seus textos e suas estórias.

Posts  
 Recentes 
bottom of page